Avaliação física e numérica da formação e quebra de barreira capilar

Publicado
2017-11-29
Palavras-chave: Seepage. Capillary barrier. Column testing. Numerical modeling. Finite volume method. Percolação de água. Barreira capilar. Ensaio de coluna. Modelagem numérica. Método dos volumes finitos.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo do fenômeno de barreira capilar a partir da modelagem física e numérica. Foi desenvolvido um modelo físico unidimensional contendo duas camadas de solos arenosos submetidas a infiltração. A simulação numérica utilizou o método dos volumes finitos para solução da equação de Richards. Os resultados demonstram o efeito e a falha da barreira capilar e sua relação com as propriedades e variáveis de estado do solo. O modelo numérico proposto foi capaz de reproduzir adequadamente os fenômenos observados no modelo físico. Demonstrou-se como a barreira capilar depende da diferença de carga piezométrica e condutividade hidráulica não saturada próxima à interface. Foi apresentada a evolução das condições de interface durante o processo de formação e quebra da barreira e demonstrada sua capacidade de recomposição após interrupção da infiltração.

Como Citar
Silva, P. A. D., & Gitirana Jr., G. de F. N. (2017). Avaliação física e numérica da formação e quebra de barreira capilar. Águas Subterrâneas, 31(4), 393–403. https://doi.org/10.14295/ras.v31i4.28877