Água sustentável (as): um novo método para a governança da água

Publicado
2017-03-20
Palavras-chave: Sustainable Water. Contamination. Water Resource Management. Água Sustentável. Contaminação. Gestão de Recurso Hídrico.

    Autores

  • Bruna Camargo Soldera UNESP/IGCE - Rio Claro/SP
  • Everton de Oliveira UNESP/IGCE - Rio Claro/SP Hidroplan - Hidrogeologia e Planejamento Ambiental

Resumo

Partindo-se do pressuposto de que a degradação da qualidade da água pode ser objetivamente mensurável, assim como sua melhora de qualidade, este trabalho apresenta um novo conceito e método que permite a criação de instrumentos econômicos para gestão hídrica, este novo método é denominado Água Sustentável (AS). A simplicidade e força do método resumem-se no cálculo do volume de água necessário para se diluir uma massa qualquer de soluto até os padrões de potabilidade, ou qualquer outro padrão ecotoxicológico mais restritivo. Este método apoia-se inicialmente no conceito de Pegada Hídrica Cinza ou Água Cinza. Uma aplicação inicial foi realizada na sub- bacia hidrográfica do rio Jaguari, a escolha da área deve-se ao fato desta ser uma área com presença de indústrias de grande porte e intensa urbanização, contribuindo para pressão sobre os recursos hídricos. Os contaminantes selecionados para o cálculo da AS estão associados aos poluentes que podem atingir o manancial hídrico superficial e permanecer nele até a sua devida diluição, estes são DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), Nitrato e Fósforo. Os resultados indicam que há uma carga de poluição excedente sendo lançada, uma vez que a AS calculada é muito superior à sua capacidade de diluição do rio, demonstrando deste modo, um excesso de massa de solutos no manancial hídrico.

Como Citar
Camargo Soldera, B., & de Oliveira, E. (2017). Água sustentável (as): um novo método para a governança da água. Águas Subterrâneas, 31(2), 30–43. https://doi.org/10.14295/ras.v31i2.28650