Análise hidrológica de séries históricas da Bacia do Rio Grande (BA): contribuição do Sistema Aquífero Urucuia

Publicado
2016-06-26
Palavras-chave: Baseflow. Hydrographs separation. Digital filter methods. Fluxo de base. Separação de hidrogramas. Métodos de filtros digitais.

    Autores

  • Roger Dias Gonçalves LEBAC (Laboratório de Estudos de Bacias) / UNESP Rio Claro http://orcid.org/0000-0002-3088-1000
  • Bruno Zanon Engelbrecht LEBAC (Laboratório de Estudos de Bacias) / UNESP Rio Claro
  • Hung Kiang Chang LEBAC (Laboratório de Estudos de Bacias) / UNESP Rio Claro

Resumo

A análise da variação do escoamento subterrâneo em conjunto com a análise pluviométrica ao longo de uma série histórica permite inferir impactos causados pelas variações climáticas e explotação de água subterrânea em um aquífero. Dada a importância do Sistema Aquífero Urucuia (SAU), que constitui um manancial estratégico na região oeste da Bahia, procedeu-se ao estudo da influência desse aquífero na vazão da bacia hidrográfica do rio Grande, localizada à margem esquerda do rio São Francisco. Para tanto, foram analisadas as séries históricas de vazão e pluviometria no período de 1977 a 2013. Os métodos empregados para separação de escoamentos superficial e subterrâneo em hidrogramas foram Intervalo Fixo, Intervalo Móvel, Mínimos Locais e Médias Móveis. Os resultados obtidos revelam que o fluxo de base corresponde à principal componente da vazão dos rios que cortam o SAU, contribuindo com 81,75% a 93,06% da vazão total. A correlação entre as tendências da pluviometria e do fluxo de base mostra que a diminuição do escoamento subterrâneo tem relação com a queda nas taxas de precipitação. Entretanto, a taxa de diminuição do fluxo de base (0,75% a 3,04% ao ano) é mais acentuada do que a queda da pluviometria (0,07% a 0,88% ao ano), evidenciando assim que outros fatores, como superexplotação do aquífero, são responsáveis pela queda do fluxo de base do rio Grande ao longo do tempo.

Como Citar
Gonçalves, R. D., Engelbrecht, B. Z., & Chang, H. K. (2016). Análise hidrológica de séries históricas da Bacia do Rio Grande (BA): contribuição do Sistema Aquífero Urucuia. Águas Subterrâneas, 30(2), 190–208. https://doi.org/10.14295/ras.v30i2.28514