Uso combinado de traçadores ideais e reativos para verificação do desempenho de poços multiníveis

Publicado
2016-06-07
Palavras-chave: Tracer. Multilevel wells. Site assessment. Traçadores. Poços multiníveis. Investigação de áreas contaminadas.

    Autores

  • Marcelo da Fonseca Oliveira UNIFESP - Campus Diadema
  • Margarita Nuche Galvez UNIFESP - Campus Diadema
  • Thomás Gerdulo Bodelão UNESP - Rio Claro
  • Juliana Gardenalli de Freitas UNIFESP - Campus Diadema
  • Everton de Oliveira UNESP - Rio Claro

Resumo

A caracterização de plumas de contaminação é uma etapa crucial para o gerenciamento de áreas contaminadas, mas, por serem heterogêneas, há a necessidade de investigação de alta resolução. Nesse trabalho buscou-se desenvolver um poço multínivel pré-montado e selecionar traçadores para verificação do isolamento hidráulico entre os níveis. Testes de coluna foram feitos para avaliar o comportamento dos traçadores e protótipos foram montados e testados em laboratório. Um poço multinível foi instalado numa área experimental, e seu desempenho avaliado por teste com os traçadores. A fluoresceína foi selecionada como traçador reativo e o brometo como traçador ideal. As melhores configurações para o selo do poço multinível foram papel pardo com bentonita em pellets quebrada e granulada, e tela plástica com bentonita em pellets quebrada. No teste em campo, o protótipo instalado funcionou satisfatoriamente e verificou-se que o uso de traçadores ideal e reativo permite avaliar a instalação do poço e também a conectividade entre os níveis.

Como Citar
Oliveira, M. da F., Galvez, M. N., Bodelão, T. G., Freitas, J. G. de, & Oliveira, E. de. (2016). Uso combinado de traçadores ideais e reativos para verificação do desempenho de poços multiníveis. Águas Subterrâneas, 30(1), 139–152. https://doi.org/10.14295/ras.v30i1.28492