MODELAGEM ESPACIAL DE ÁREAS DE RECARGA SUBTERRÂNEA EM REGIÃO DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI (SAG), EM BROTAS/SP.

Publicado
2015-06-09

    Autores

  • Claudiane Otilia Paes UNESP/FCA

Resumo

Em áreas de recarga de aquíferos, a infiltração da água no solo em profundidade é fundamental para que as relações oferta/demanda das águas subterrâneas sejam equilibradas. Os diferentes métodos de manejar o solo em função de sua ocupação vão exercer pressão sobre esse recurso hídricos e gerar respostas distintas na sua capacidade de recarga. Modelar a variabilidade espacial de atributos físicos e hídricos do solo é uma questão chave para o sucesso de sistemas de gestão do uso da água e do solo que possibilitem a recarga das águas subterrâneas. Através de um modelo de predição espacial e de métodos de interpolação é possível acessar essa informação, passando de pontos de amostragem que reúnam diversas variáveis que expliquem a variação dos níveis freáticos, para mapas sobre  áreas mais favoráveis ou desfavoráveis à recarga. Assim, o objetivo deste trabalho foi modelar o comportamento de diferentes variáveis físico-hídricas do solo em função dos níveis de resposta do Sistema Aquífero Guarani (SAG) na bacia do Ribeirão da Onça em Brotas/SP. Através de um levantamento de variáveis como textura, granulometria, condutividade hidráulica e resistência à penetração, associadas a uma coleção de séries temporais de níveis freáticos e imagens de satélite classificadas da bacia; e usando métodos de regressão, interpolação e lógica fuzzy, criou-se um modelo de predição capaz de estimar áreas que representem os locais com maiores e menores níveis de  oscilação do aquífero. A partir da descrição desses fenômenos pretende-se que este modelo de predição auxilie na tomada de decisão no plano de gestão da microbacia e no uso sustentável e proteção dos recursos hídricos subterrâneos em áreas vulneráveis como os afloramentos do SAG.

Como Citar
Otilia Paes, C. (2015). MODELAGEM ESPACIAL DE ÁREAS DE RECARGA SUBTERRÂNEA EM REGIÃO DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI (SAG), EM BROTAS/SP. Águas Subterrâneas, 28(2). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28455