MODELAGEM TEÓRICA DE ASPECTOS HIDRODINÂMICOS DA TECNOLOGIA DE EXTRAÇÃO MULTIFÁSICA

Publicado
2012-09-11

    Autores/as

  • Rodrigo Cochrane Esteves COPPE/UFRJ

Resumen

Este trabalho buscou avaliar a utilização de ferramentas numéricas e analíticas para a modelagem do escoamento subsuperficial induzido pela operação de um sistema de remediação de solos e de águas subterrâneas contaminadas, o qual consistia em uma unidade de extração multifásica. Foram adotadas as diretrizes recomendadas pelo manual de engenharia elaborado por US ARMY (1999) para o dimensionamento de tais sistemas.
          Previamente à avaliação destas ferramentas, realizou-se a caracterização geoambiental da área de estudo e a modelagem numérica do regime natural das águas subterrâneas. Em seguida, foi inspecionada a adequação do uso do software MODFLOW e das formulações de Theis (1935) e de Neuman (1974) para a descrição do escoamento da fase líquida. Para a fase vapor, foram analisados os modelos propostos por Falta (1996) e Baehr (1989).
        Nenhuma das ferramentas estudadas, na forma como são aplicadas atualmente, mostrou-se capaz de explicar completamente o fenômeno em questão, explicando apenas parcialmente o comportamento observado. 

Cómo citar
Cochrane Esteves, R. (2012). MODELAGEM TEÓRICA DE ASPECTOS HIDRODINÂMICOS DA TECNOLOGIA DE EXTRAÇÃO MULTIFÁSICA. Águas Subterrâneas, 26(1). Recuperado a partir de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27964