FUNDAMENTOS PARA USO E PROTEÇÃO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO OESTE DA CIDADE DE BELÉM/PA

Publicado
2000-09-11

    Autores

  • Milton Antonio da Silva Matta UFPa
  • Natalina Maria Tinoco Cabral UFPa
  • Eduardo Marechal Tagliarini UFPa

Resumo

Como parte dos levantamentos temáticos relacionados ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) relativos à implantação do Projeto de Prolongamento da Avenida Primeiro de Dezembro no setor leste da cidade de Belém/PA, e com o objetivo de estabelecer as condições de uso e proteção dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos daquela área, procedeu-se à análise da qualidade das águas em pontos previamente selecionados. Foram amostrados cinco poços amazonas e cinco pontos de drenagem superficial, em locais que foram considerados críticos por suas proximidades com os lagos Bolonha e Água Preta, componentes do Complexo do Utinga que abastece a maior parte de Belém.
Esse setor já mostra intensa ação antrópica, com possibilidades de agravamento com a implantação do projeto. Foram selecionados os seguintes parâmetros como os mais importantes para os objetivos do estudo pretendido: pH, condutividade elétrica, cloretos, amônio, nitrato, nitrito e fosfato. Os resultados foram comparados com os padrões de potabilidade da portaria 36 do Ministério de Saúde de 19/01/90 e da Organização Mundial de Saúde (OMS,1984). O resultado das análises das águas mostrou que a maioria das concentrações encontradas estão dentro dos padrões de potabilidade citados acima. Destoam disso alguns valores relacionados ao pH, condutividade elétrica e a série nitrogenada. Os principais problemas ambientais da área sob estudo, relacionam-se a ocupação urbana ao longo do eixo Av. Almirante Barroso - BR-316 e sua ramificação desordenada para o sul na direção do manancial do Utinga. Isto está vinculado a implantação de núcleos urbanos, conjuntos habitacionais e invasões espontâneas ou estimuladas.

Como Citar
Matta, M. A. da S., Cabral, N. M. T., & Tagliarini, E. M. (2000). FUNDAMENTOS PARA USO E PROTEÇÃO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO OESTE DA CIDADE DE BELÉM/PA. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23910