INFLUÊNCIA DO ÍNDICE DE ARIDEZ E DA LITOLOGIA NOS PROCESSOS DE SALINIZAÇÃO DAS ÁGUAS DO AQUÍFERO FISSURAL NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE.

Publicado
1998-07-25
Palavras-chave: aquífero fissural, salinização, água

    Autores

  • Sylvio Péricles de Barros Oliveira UFPE
  • Job Jesus Batista UNICAMP

Resumo

A região semi-árida do Nordeste do Brasil apresenta sérios problemas de escassez de recursos hídricos, menos por sua baixa pluviometria do que pela concentração do período chuvoso em 3 a 5 meses do ano, além de flutuações acentuadas em relação às médias anuais, o que provoca o flagelo das secas. Outro elemento do clima que reduz substancialmente a disponibilidade hídrica é a evaporação, que produz perdas superiores a 80% das águas precipitadas. As ações dos Governos Federal e Estaduais, no que concerne ao aumento da oferta de água, têm se centrado na construção de barragens e perfuração de poços. Na região semi-árida, 60% de sua área é coberta por rochas cristalinas e os poços ali perfurados apresentam baixas vazões e águas com elevada salinidade. No presente trabalho, foi feito um estudo estatístico com os dados de perfís e análises químicas de 500 poços perfurados nas referidas rochas, que revelou uma grande influência do índice de aridez e da litologia nos processos de salinização.

Como Citar
Oliveira, S. P. de B., & Batista, J. J. (1998). INFLUÊNCIA DO ÍNDICE DE ARIDEZ E DA LITOLOGIA NOS PROCESSOS DE SALINIZAÇÃO DAS ÁGUAS DO AQUÍFERO FISSURAL NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22296