CONCENTRAÇÃO DE FLUORETOS NAS ÁGUAS DOS POÇOS PROFUNDOS DA CIDADE DE LORENA E PREVALÊNCIA DE FLUOROSE DENTÁRIA

Publicado
2006-07-22
Palavras-chave: Fluoreto, Fluorose, Município de Lorena

    Autores

  • Hélio Nóbile Diniz
  • Maurício Riccioppo Magacho Universidade de Taubaté
  • Anna Artemisia Barracco de Azevedo
  • Fábio de Assis Mattos
  • Leandro Sacconi Canaver

Resumo

A fluorose dentária é uma anomalia do desenvolvimento dos dentes ligada a deformações do esmalte pela ingestão prolongada de fluoretos, em quantidades excessivas, até os cinco anos de idade. Esta endemia vem acometendo parte da população de Lorena, cidade do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, local pouco associado à presença de fluoretos nas águas de consumo. A região, considerada promissora para a exploração de água subterrânea, com vazões que variam de 50 a 200 m3/h por poço, situa-se onde afloram espessas camadas de arenitos das Formações Caçapava e Tremembé, da Bacia Sedimentar de Taubaté. A SABESP abastece cerca de 75% dos habitantes com água subterrânea proveniente de 11 poços profundos.
Este trabalho visa conhecer a concentração de fluoretos nas águas subterrâneas utilizadas no Município e os dados de fluorose dentária como indicadores da contaminação das águas de abastecimento. Também objetiva apresentar as regiões com maior contaminação, subsidiando os órgãos públicos na adoção de programas específicos de abastecimento. Para determinação dos casos da endemia, foram examinadas 487 crianças em 20 escolas de primeiro grau onde 23,4% apresentaram fluorose confirmada.

Como Citar
Diniz, H. N., Riccioppo Magacho, M., Barracco de Azevedo, A. A., de Assis Mattos, F., & Sacconi Canaver, L. (2006). CONCENTRAÇÃO DE FLUORETOS NAS ÁGUAS DOS POÇOS PROFUNDOS DA CIDADE DE LORENA E PREVALÊNCIA DE FLUOROSE DENTÁRIA. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22220