CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA PRELIMINAR DO AQUÍFERO URUCUIA NAS SUB-BACIAS DOS RIOS ARROJADO E FORMOSO

Publicado
2006-07-22
Palavras-chave: Urucuia, Hidroquímica, Qualidade da água

    Autores

  • Leanize Teixeira Oliveira Serviço Geológico do Brasil – CPRM
  • Joana Angélica Guimarães da Luz
  • José Cláudio Viegas Campos
  • Luis Rogério Bastos Leal
  • Olivar Antonio de Lima

Resumo

Este trabalho é parte integrante do Projeto denominado “Comportamento das Bacias Sedimentares da Região Semi-árida do Nordeste Brasileiro”, convênio firmado entre o Serviço Geológico do Brasil – CPRM e a FINEP – Fundação Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para desenvolvimento de estudos visando caracterizar os principais aqüíferos de pequenas Bacias sedimentares do Nordeste. O presente artigo apresenta resultados preliminares sobre a qualidade da água do aqüífero Urucuia, na área limitada á bacia hidrográfica dos rios Arrojado e Formoso, afluentes da margem direita do rio Corrente, localizado no oeste da Bahia.
Para a caracterização hidroquímica do aqüífero Urucuia estão sendo monitorados 34 poços tubulares com amostragens de água sistemática, para análises físico-quimicas e isotópicas, incluindo cinco pontos de amostragem de águas superficiais e uma amostra de água de chuva. O presente artigo mostra o resultado da amostragem de duas campanhas de campo desenvolvidas entre setembro e dezembro de 2005. Os resultados demonstram que a água do Aqüífero Urucuia é muito pouco mineralizada; é clara a influência do perfil construtivo do poço sobre os teores médios e as análises istópicas comprovam a alimentação das águas superficiais pelo fluxo de base do aqüífero Urucuia, durante os períodos secos.

Como Citar
Oliveira, L. T., da Luz, J. A. G., Campos, J. C. V., Bastos Leal, L. R., & de Lima, O. A. (2006). CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA PRELIMINAR DO AQUÍFERO URUCUIA NAS SUB-BACIAS DOS RIOS ARROJADO E FORMOSO. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22216