RISCO DE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS POR VAZAMENTOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL, NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO – SP.

Publicado
2009-02-09

    Autores/as

  • Regina Mambeli Barros Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo de Melo Porto EESC/USP

Resumen

Em Ribeirão Preto - SP, a qualidade das águas subterrâneas está diante de uma ameaça potencial por vazamento dos diversos tanques de armazenamento de combustíveis. No presente estudo, objetivou-se avaliar as distribuições espaciais e temporais das concentrações de hidrocarbonetos em torno dos poços de bombeamento ativados, e delinear as áreas de proteção de poços (APPs), em torno dos poços de abastecimento público de água, para cálculo do risco para saúde humana. Foram usados os modelos APIDSS (American Petroleum Institute Decision Support System) e WHPA (Well Head Protection Area): modelos semi-analíticos, por meio do software Well Head Protection Area (WHPA) e modelos da API, como SESOIL (SEasonal SOIL), AT123D e JURY, contidos no pacote APIDSS. Os resultados demonstraram risco de efeito adverso à saúde humana em um poço (50A), e a necessidade de constante monitoramento dos postos localizados no interior das APPs, visando à conservação da boa qualidade de água distribuída para o consumo da população de Ribeirão Preto – SP.

Cómo citar
Barros, R. M., & Porto, R. de M. (2009). RISCO DE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS POR VAZAMENTOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL, NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO – SP. Águas Subterrâneas, 23(1). https://doi.org/10.14295/ras.v23i1.14596