DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO DE UM SIMULADOR DE FLUXO SUBTERRÂNEO A UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Publicado
2006-02-01
Palavras-chave: fluxo de águas subterrâneas, modelagem, Sistema de Informação Geográfica, Sistemas de Suporte à Decisão Espacial, Programação Orientada a Objetos.

    Autores

  • Cristiano das Neves Almeida
  • Jackson Roehrig
  • Edson Cezar Wendland

Resumo

Apresenta-se neste artigo a implementação de uma parte do Sistema de Suporte à Decisão Espacial (SSDE) desenvolvido para a área de recursos hídricos, mais especificamente no que tange à área de águas subterrâneas. Este sistema, denominado ARENA (Análise de Recursos Naturais), é formado por um simulador do fluxo de águas subterrâneas, um Sistema de Informações Geográficas aberto de código livre, o JUMP, um banco de dados georeferenciado e as GUI’s (Graphical User Interface) de acesso aos dados. O Método de Elementos Finitos (MEF) foi utilizado para resolver as equações diferenciais que descrevem o fluxo de águas subterrâneas. O SSD desenvolvido através da Programação Orientada a Objetos (POO) representa os sistemas por meio de classes. Uma contribuição fundamental é a integração do simulador ao SIG, uma vez ambos utilizam as mesmas entidades geométricas no processo de modelagem. Ao final, apresentam-se aplicações do ARENA a um sistema hipotético (em transiente) a fim de avaliar as potencialidades do SSD, onde se pode ver que as ferramentas do JUMP podem ser utilizadas para apoiar o processo de simulação do fluxo de águas subterrâneas, apesar de que algumas limitações foram detectadas.

Como Citar
Almeida, C. das N., Roehrig, J., & Wendland, E. C. (2006). DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO DE UM SIMULADOR DE FLUXO SUBTERRÂNEO A UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. Águas Subterrâneas, 20(2). https://doi.org/10.14295/ras.v20i2.10438