Qualidade da água de poços paralisados no município de Itapipoca, Ceará

Publicado
2019-12-02
Palavras-chave: Subterranean water. Wells recovery. Desalination. Water quality. Água subterrânea. Recuperação de poços. Dessalinização. Qualidade da água.

    Autores

  • Isa Bettina B. Furtado Barros Universidade Federal do Ceará - UFC
  • George Satander de Sá Freire

Resumo

O Estado do Ceará, devido à sua localização e clima, possui características bem específicas que afetam diretamente a disponibilidade hídrica na região. A elevada radiação solar incidente no Estado ressalta a necessidade de se realizar uma gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas na região. Contudo, cadastros realizados pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) apontam a existência de, pelo menos, 89 poços sem uso no município de Itapipoca/CE. Porém, não são apresentados dados sobre os motivos que levaram a sua inutilização. Assim, diante da necessidade ao acesso à água que predomina no semiárido, o presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre os principais motivos que levam os poços da região à paralisação e um estudo sobre a qualidade da água dos mesmos, visando identificar suas possibilidades de reativação e uso. Para tanto, foram analisados cadastros de poços perfurados no Estado, visitas técnicas e análises laboratoriais de amostras coletadas em 8 poços. Durante o estudo foi identificado que os principais motivos para paralisação estão apresentados pela população estão relacionados a problemas de manutenção, baixa vazão, entupimento (acidental ou proposital) e qualidade da água. Por fim, foi possível concluir que apesar das amostras analisadas não atenderem aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria de Consolidação n° 05/2017, o uso de tecnologias como dessalinização e alcalinização da água poderiam reativá-los.

 

Como Citar
Barros, I. B. B. F., & Freire, G. S. de S. (2019). Qualidade da água de poços paralisados no município de Itapipoca, Ceará. Águas Subterrâneas, 33(4). https://doi.org/10.14295/ras.v33i4.29745