ESTUDO DE POTENCIOMETRIA PARA A VERIFICAÇÃO DE EXISTÊNCIA DE AQUÍFERO SUSPENSO: CASO DO BAIRRO JARDIM INDEPENDENTE I (ALTAMIRA, PA)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • JOSÉ ELOI GUIMARÃES CAMPOS Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • JOYCE PINHEIRO DE OLIVEIRA FIORI
  • LEONARDO DE MELO SANTOS
  • MARIA DE LOURDES KULLER
  • FABRÍCIO FROTA DE AGUIAR

Resumo

Considerando a implantação da UHE Belo Monte e consequente enchimento do Reservatório Xingu, foi executado monitoramento da dinâmica e qualidade das águas subterrâneas no âmbito do Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas. Os estudos realizados na área do bairro Jardim Independente I, localizado na cidade de Altamira - PA partiram da demanda de se avaliar a existência ou não de um aquífero suspenso e de se verificar a relação de causa-efeito entre a formação do reservatório Xingu (UHE Belo Monte) e consequente elevação dos níveis freáticos com a elevação e flutuação do nível da água da “lagoa” localizada no bairro em referência. O regime de chuvas é o principal parâmetro para explicar as variações dos níveis freáticos dos poços de monitoramento em toda a área urbana de Altamira. Após longos períodos com chuvas acumuladas, superiores à média histórica, há uma tendência dos níveis freáticos se elevarem de forma consistente, padrão observado em toda a área urbana de Altamira antes, durante e após o enchimento do Reservatório. A chuva também é o principal parâmetro para explicar a variação da elevação da lâmina d'água da lagoa existente na região do bairro Jardim Independente I; onde o nível se eleva a partir das chuvas que caem diretamente sobre a lâmina d'água e pelo escoamento superficial da água, no entorno da lagoa e em sua direção. os dados ainda permitem concluir que não há conexão hdráulica entre o Reservatório Xingu e o aquífero local situado sob a lagoa, que por sua vez está vinculada à exposição do nível freático de um aquífero suspenso com localização restrita. Em síntese, os dados e análises mostram que há um aquífero suspenso, materializado por i) diferença de carga hidráulica deste com o aquífero local; ii) padrões de qualidade das águas distintos entre os mesmos, iii) existência deum aquitarde constituído por camda de argila interposto entre ambos, com espessura entre 3,5 e 8m, portanto sem conexão direta do aquífero suspenso com o Reservatório.

Como Citar
GUIMARÃES CAMPOS, J. E., DE OLIVEIRA FIORI, J. P., DE MELO SANTOS, L., DE LOURDES KULLER, M., & FROTA DE AGUIAR, F. (2021). ESTUDO DE POTENCIOMETRIA PARA A VERIFICAÇÃO DE EXISTÊNCIA DE AQUÍFERO SUSPENSO: CASO DO BAIRRO JARDIM INDEPENDENTE I (ALTAMIRA, PA). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29456