INOVAÇÕES EM MODELAGEM NUMÉRICA HIDROGEOLÓGICA INTEGRADA A GEOTECNIA

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • MARINA NAIM BROCK TREVIZOLLI Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • SOPHIA CAVALCANTE VARELA
  • NILSON GUIGUER

Resumo

A modelagem numérica tem papel fundamental nos projetos de geotecnia e hidrogeologia, seja por meio da simulação de cenários de percolação de águas subterrâneas e fluxo sub superficiais, análises de estabilidade de taludes, adensamento frente diferentes carregamentos nos maciços de solos e rochas, fluxo de contaminantes, e tantas outras aplicações cotidianas e rotineiras presentes na engenharia e geologia. Na área de mineração existe uma crescente demanda pela integração entre essas áreas, devido a necessidade de um gerenciamento e controle de riscos ambientais mais eficaz e confiável.

O exemplo de aplicação entre os modelos integrados demonstra a possibilidade de aplicar soluções padronizadas e customizáveis para simplificar análises de resultados e geração de relatórios, o que proporciona melhores subsídios para tomadas de decisão quanto operação do empreendimento e gerenciamento de riscos ambientais e geotécnicos. Um melhor controle de qualidade dos dados de entrada de caracterização de fluxo no maciço por meio de uma integração direta com o cálculo numérico dos modelos de estabilidade, além de uma gestão mais eficiente da informação, permite tomadas de decisão mais seguras.

Como Citar
BROCK TREVIZOLLI, M. N., CAVALCANTE VARELA, S., & GUIGUER, N. (2021). INOVAÇÕES EM MODELAGEM NUMÉRICA HIDROGEOLÓGICA INTEGRADA A GEOTECNIA. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29375