ANÁLISE GEOESTATÍSTICA APLICADA À OBTENÇÃO DE MAPAS 3D DE VALORES DE K PARA O AQUÍFERO BOA VIAGEM EM RECIFE (PE) ESTIMADOS A PARTIR DE DADOS LEVANTADOS POR SONDA HPT

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • CÉSAR RODRIGUES PETRONI Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • ALEXANDRA SUHOGUSOFF

Resumo

O avanço tecnológico e dos métodos de aquisição de dados vem transformando a abordagem técnica e econômica de estudos hidrogeológicos relacionados à proteção e exploração de aquíferos sedimentares inconsolidados. Novos instrumentos disponíveis integram amostragem e análise dinâmica de solo e águas subterrâneas de alta densidade a interpretações hidroestratigráficas e mapeamento de permeabilidade em três dimensões (Suthersan et al., 2015).

Dentre as ferramentas de mapeamento hidroestratigráfico destaca-se a sonda HPT, que mede a pressão requerida para injetar determinada vazão de água dentro da formação à medida que avança em profundidade, além de medir a condutividade elétrica (CE) do solo. A análise das variações de pressão de injeção permite estabelecer uma distinção entre zonas mais e menos permeáveis para um intervalo de condutividade hidráulica (K) entre 10-2 e 10-5 cm/s (Geoprobe, 2015).

Mapas de K gerados a partir de dados HPT são essenciais para uma interpretação hidroestratigráfica com detalhe de zonas de transporte de contaminantes, para a definição de horizontes de explotação da água subterrânea e para a modelagem matemática de fluxo de água subterrânea. O objetivo deste estudo é a criação destes mapas 3D para um conjunto de dados coletados na região da cidade de Recife, que inclui uma malha de 42 sondagens HPT, totalizando cerca de 70 mil dados de vazão, pressão de injeção e CE, além de descrições litológicas de 66 sondagens. Os dados de vazão e pressão serão utilizados para a obtenção de valores de K, que por sua vez serão avaliados quanto ao método de krigagem mais adequado para a interpolação e geração dos mapas de K. Serão avaliadas também a correlação entre variáveis para possível aprimoramento da interpolação e upscaling de K através do método de cokrigagem, entre variáveis obtidas por métodos de investigação economicamente mais acessíveis, como CE e descrição de litotipos, com os dados HPT.

Como Citar
PETRONI, C. R., & SUHOGUSOFF, A. (2021). ANÁLISE GEOESTATÍSTICA APLICADA À OBTENÇÃO DE MAPAS 3D DE VALORES DE K PARA O AQUÍFERO BOA VIAGEM EM RECIFE (PE) ESTIMADOS A PARTIR DE DADOS LEVANTADOS POR SONDA HPT. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29360