O POTENCIAL DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA PORÇÃO NORDESTE DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO (MG): USO DO SIG E ANÁLISE MULTICRITÉRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO.

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • PEDRO HENRIQUE RODRIGUES PEREIRA Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • JOSÉ AUGUSTO COSTA GONÇALVES
  • ELIANE MARIA VIEIRA

Resumo

O conhecimento do potencial hídrico subterrâneo é um importante instrumento no gerenciamento sustentável na exploração de águas subterrâneas. Neste contexto, a partir dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e da análise multicritério através do Processo Analítico Hierárquico (PAH), este estudo teve como objetivo o mapeamento do potencial hídrico subterrâneo para o município de Itabira (MG), um dos maiores polos mineradores do Brasil. Para a avaliação do potencial na região, foram utilizados os mapas temáticos de uso e ocupação do solo, solo, geologia, declividade, densidade de lineamentos e densidade de drenagem. Da avaliação destes parâmetros e suas classes, foram atribuídos pesos através do método PAH de acordo com a influência de cada um no favorecimento a infiltração de água e recarga dos aquíferos. Os mapas temáticos foram integrados em ambiente SIG gerando o mapa de potencial hídrico subterrâneo do município dividido em cinco classes de potencialidade: muito baixa, baixa, moderada, alta e muito alta. Cerca de 64% do território apresenta um potencial muito baixo a baixo e 36% de moderado a muito alto para a ocorrência de águas subterrâneas. Diante dos resultados obtidos, o mapa de potencial hídrico subterrâneo apresentou-se consistente e eficiente para aplicação na região.

Como Citar
RODRIGUES PEREIRA, P. H., COSTA GONÇALVES, J. A., & VIEIRA, E. M. (2021). O POTENCIAL DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA PORÇÃO NORDESTE DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO (MG): USO DO SIG E ANÁLISE MULTICRITÉRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29350