CONDIÇÕES DE EXPLOTAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA – SP

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • LUCAS CARVALHO TERMERO Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • ANA ELISA SILVA DE ABREU
  • SUELI YOSHINAGA PEREIRA

Resumo

Este trabalho buscou aprofundar o conhecimento acerca da situação das águas subterrâneas do município de Hortolândia, São Paulo, Brasil. O município está localizado a 110 km da cidade de São Paulo e tem papel de destaque na região metropolitana de Campinas, principalmente no ramo industrial, que se encontra em intenso crescimento e é abastecido majoritariamente por água subterrânea retirada dos Sistemas Aquíferos Tubarão, Cristalino e Diabásio.

Realizou-se o estudo por meio de consulta aos dados de 125 poços outorgados no município de Hortolândia, onde uma análise da potenciometria do Sistema Aquífero Tubarão, que é o mais explotado no município, ao longo de cinco décadas foi feita como forma de se avaliar a sustentabilidade da utilização das águas subterrâneas.

O estudo potenciométrico demonstrou que o Sistema Aquífero Tubarão não tem sido, ou é muito pouco afetado pelos poços do setor industrial do município de Hortolândia.

Como Citar
TERMERO, L. C., SILVA DE ABREU, A. E., & PEREIRA, S. Y. (2021). CONDIÇÕES DE EXPLOTAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA – SP. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29322