Análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos de poços de monitoramento em área aplicada com vinhaça

Publicado
2018-06-29
Palavras-chave: Environmental impact. Water resources. Groundwater. Contamination. Hydrogeology. Impacto ambiental. Recursos hídricos. Lençol freático. Contaminação. Hidrogeologia.

    Autores

  • Ana Carolina Correia de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Laércio Alves de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Yzel Rondon Súarez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Elaine Novak Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo Martins Moreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A vinhaça é um subproduto no processo de produção de açúcar e álcool e é comumente aplicada nos canaviais como fertilizante mineral, contudo apresenta alto potencial de contaminação para o solo, a água superficial e subterrânea. Este trabalho visa avaliar a qualidade da água subterrânea através do monitoramento de alguns parâmetros físico-químicos e microbiológicos em poços de monitoramento existentes em áreas de cana-de-açúcar irrigadas com vinhaça. Para isto foram analisados 14 parâmetros de qualidade da água em 17 poços de monitoramento distribuídos em área de 10.138,23ha de aplicação de vinhaça de uma usina de açúcar e álcool no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Os parâmetros analisados foram: condutividade, cor aparente, DBO520, fostato total, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, nitrogênio total Kjeldahl, OD, pH, sólidos totais, turbidez e coliformes totais. As análises ocorreram semestralmente no período de 2009 a 2012. Através da Análise de Componentes Principais, aplicada separadamente às amostragens nos períodos seco e chuvoso, foi constatado que os poços se diferenciam pelo tempo de aplicação de vinhaça, sugerindo que os parâmetros avaliados de qualidade da água estão sendo influenciados pela aplicação de vinhaça. Os poços de monitoramento podem ser fontes de contaminação de água subterrânea, porém no presente estudo não foram observados valores que alterassem a qualidade da água subterrânea possivelmente pela capacidade de depuração do solo, pela aplicação de vinhaça adequadamente e correta construção dos poços seguindo a NBR n° 15495-1:2007.

Como Citar
Correia de Oliveira Gomes, A. C., Alves de Carvalho, L., Rondon Súarez, Y., Novak, E., & Martins Moreira, R. (2018). Análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos de poços de monitoramento em área aplicada com vinhaça. Águas Subterrâneas, 32(2), 237–247. https://doi.org/10.14295/ras.v32i2.29105