Compartimentação hidrogeológica do Sistema Aquífero Guarani na escarpa da serra geral no nordeste do RS

Publicado
2018-04-05
Palavras-chave: Guarani Aquifer System. Compartmentation. Hydrogeological Model. Sistema Aquífero Guarani. Compartimentação. Modelo Hidrogeológico.

    Autores

  • Alex Bortolon de Matos Universidade Federal de Roraima - UFRR Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Pedro Antonio Roehe Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gustavo Barbosa Athayde Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a compartimentação do Sistema Aquífero Guarani (SAG), na Escarpa da Serra Geral no nordeste do RS. Para tanto, foram utilizadas informações de 276 poços tubulares e os traçados de lineamentos morfoestruturais em diferentes escalas, visando, com isso, promover a delimitação de compartimentos hidrogeológicos e avaliar a sua influência nas características do aquífero. Os resultados foram empregados na elaboração de um modelo hidrogeológico conceitual. Foi observado que as variações na cota do topo do SAG apresentam relações com o relevo da região. O fluxo de água subterrânea segue das regiões mais altas em direção aos limites dos compartimentos, acompanhando, em geral, o topo do SAG, com características de um aquífero livre. A capacidade específica apresentou uma grande variação entre os compartimentos, com os poços mais produtivos localizados próximo das áreas de descarga do aquífero. Com relação à hidroquímica, verificou-se pouca diferenciação entre as águas, com as variações ocorrendo principalmente por influência das características locais. Dessa forma, os resultados obtidos nesse estudo demonstram que nessa região o SAG se apresenta compartimentado, e que essa compartimentação tem influência tanto na produtividade, quanto na cota do topo do SAG e no fluxo da água subterrânea.

Como Citar
Matos, A. B. de, Reginato, P. A. R., & Athayde, G. B. (2018). Compartimentação hidrogeológica do Sistema Aquífero Guarani na escarpa da serra geral no nordeste do RS. Águas Subterrâneas, 32(1), 130–139. https://doi.org/10.14295/ras.v32i1.28965