Estimativa de recarga das águas subterrâneas no sistema aquífero Serra Geral no Estado do Paraná, Brasil

Publicado
2017-10-09
Palavras-chave: Groundwater recharge. Baseflow separation. Eckhardt Filter. Recarga. Separação do escoamento de base. Filtro de Eckhardt.

    Autores

  • Vinícius Menezes Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Mainardi Fan UFRGS
  • Pedro Antônio Roehe Reginato UFRGS
  • Gustavo Barbosa Athayde UFRGS

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo da recarga no Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) no Paraná. A estimativa foi realizada através da separação do escoamento de base utilizando o Filtro de Eckhardt. Três métodos diferentes foram utilizados para calcular o parâmetro BFImax: Filtro Inverso, Razão Q90/Q50 e ponderação dos valores pré-definidos por Eckhardt, cujos valores obtidos e comparados para cada bacia que abrange o SASG no Paraná. Os valores de recarga obtidos variaram de 156,89 mm/ano a 489 mm/ano, com médias calculadas por Filtro Inverso, Razão Q90/Q50 e Eckhardt Ponderado foram de 355,59 mm/ano, 352,08 mm/ano e 293,81 mm/ano, respectivamente. Os resultados de BFImax sugerem que os valores pré-definidos por Eckhardt para aquíferos fraturados subestimam a recarga em aquíferos vulcânicos. Os valores das taxas de recarga obtidos apresentaram correlação com valores de declividade e tipo de solo na bacia, entretanto, não apresentaram relação com o tipo aquífero (sedimentar ou fraturado). As taxas mais altas foram identificadas em regiões de menor declividade e com ocorrência de latossolo. Estes resultados podem contribuir para uma gestão adequada das águas subterrâneas no Paraná, entretanto, novos estudos são necessários para a validação.

Como Citar
Borges, V. M., Fan, F. M., Reginato, P. A. R., & Athayde, G. B. (2017). Estimativa de recarga das águas subterrâneas no sistema aquífero Serra Geral no Estado do Paraná, Brasil. Águas Subterrâneas, 31(4), 338–346. https://doi.org/10.14295/ras.v31i4.28872