ESTIMATIVA DO RAIO DE INFLUÊNCIA DOS POÇOS DE REBAIXAMENTO DA MINA F4 E SUA ÁREA DE INTERFERÊNCIA, COMPLEXO MINEROQUÍMICO DE ARAXÁ, VALE FERTILIZANTES.

Publicado
2017-03-20

    Autores

  • Marcus Vinícios Andrade Silva Vale Fertilizantes S.A.
  • Luiz Gustavo Moraes de Macedo Vale Fertilizantes S.A.
  • Michelle Cintra Abud Mariano Vale Fertilizantes S.A.
  • Vitor Magalhães Maciel Vale Fertilizantes S.A.

Resumo

O raio de influência de um poço é a distância para qual o efeito de seu bombeamento é nulo, ou seja, é a distância limite do cone e da área de rebaixamento desse poço e pode servir de guia para prever sua interferência em um poço adjacente. Por essa razão, a alocação de poços de bombeamento destinados à captação de água para abastecimento deve, imprescindivelmente, levar em consideração o raio de influência dos poços adjacentes. Entretanto, em empreendimentos dedicados à mineração, a interferência entre poços não deve ser encarada como um fenômeno totalmente indesejado. O trabalho aqui apresentado discute uma proposta de estimativa para o raio de influência dos poços tubulares profundos usados para rebaixamento de nível d’água na Mina F4 (CMA). Para tal foi utilizada a equação e Sichardt que apresentou valores para o raio de influência incluindo as áreas de sobreposição, classificadas como zonas de interferência que permitiram um melhor gerenciamento da bateria de poços de rebaixamento. A aplicação da metodologia apresentada neste artigo possui como grande diferencial, a possibilidade de aplicação em outros segmentos, a exemplo de regiões agrícolas (onde existem muitos poços para irrigação, e pouca ou nenhuma rede de monitoramento) e das áreas urbanas, onde a maior parte dos poços existentes não possuem nenhum tipo de cadastro e consequentemente não são devidamente monitorados.

Como Citar
Vinícios Andrade Silva, M., Gustavo Moraes de Macedo, L., Cintra Abud Mariano, M., & Magalhães Maciel, V. (2017). ESTIMATIVA DO RAIO DE INFLUÊNCIA DOS POÇOS DE REBAIXAMENTO DA MINA F4 E SUA ÁREA DE INTERFERÊNCIA, COMPLEXO MINEROQUÍMICO DE ARAXÁ, VALE FERTILIZANTES. Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.28760