Balanço hídrico do sistema Aquifero Barreiras na bacia hidrográfica do Rio Pitimbu-RN

Publicado
2016-10-12
Palavras-chave: Hydrogeological Modeling. MODFLOW. Exploitations. Tridimensional domain. Modelagem Hidrogeológica. MODFLOW. Explotações. Domínio tridimensional.

Resumo

 Este trabalho objetiva avaliar o balanço hídrico nos compartimentos subterrâneos da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu, RN (BHRP), de importância para o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos disponíveis. A BHRP possui superfície de 131,67 Km², composta por parcelas dos municípios de Macaíba, Natal e Parnamirim, integrantes da Região Metropolitana de Natal (RMN). Para a modelagem hidrogeológica foi utilizado o aplicativo MODFLOW com cinco camadas e com domínio envolvendo toda a BHRP, considerando os cursos de água, reservatórios e poços de explotação. São apresentados detalhes da modelagem e descritos os principais dados levantados, resultados do balanço hídrico assim como simulações da resposta do aquífero frente às explotações atuais e futuras. Com o balanço hídrico por compartimento, tornou-se possível reconhecer áreas de transferência de água entre compartimentos, do aquífero para o rio e vice-versa e regiões críticas quanto às explotações e decaimento da superfície potenciométrica.

Como Citar
Righetto, A. M., & Dias, D. F. (2016). Balanço hídrico do sistema Aquifero Barreiras na bacia hidrográfica do Rio Pitimbu-RN. Águas Subterrâneas, 30(3), 394–410. https://doi.org/10.14295/ras.v30i3.28620