Relação entre padrões hidroquímicos e as profundidades de fraturas com entra-das de água em rochas vulcânicas ácidas da formação serra geral

Publicado
2016-04-27
Palavras-chave: Hydrochemical. Fractured aquifers. Serra Geral Aquifer System Hidroquímica. Aquíferos fraturados. Sistema Aquífero Serra Geral.

    Autores

  • Taison Anderson Bortolin Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Pedro Antonio Roehe Reginato Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcos Imério Leão Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vania Elisabete Schneider Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo

Este trabalho buscou avaliar a existência de diferentes padrões hidroquímicos dos aquíferos fraturados do Sistema Aquífero Serra Geral (SASG), relacionando esses padrões com as profundidades das entradas de água, no município de Carlos Barbosa-RS. Para este trabalho foram utilizadas informações hidroquímicas da água referentes a duas amostragens realizadas em 12 poços tubulares e 3 fontes. Para análise dos dados empregou-se os diagramas de Schoeller e Stiff, além da análise estatística de agrupamento, a fim de verificar padrões semelhantes entre os pontos amostrados. Observou-se uma boa correlação entre os padrões hidroquímicos e a profundidade das entradas de água, o que permitiu a elaboração de um modelo conceitual hidroquímico, onde foram identificadas águas com baixa concentração de íons em grupo de poços que possuem entradas de água localizadas em profundidades inferiores a 30 metros. Também foi identificado um grupo de poços cujas entradas de água estão localizadas entre 50 e 112 metros e apresentam águas com maior concentração de íons como cálcio, sódio, bicarbonatos. A explicação dessas diferenças pode estar relacionada com a circulação de água e com tempo de interação água-rocha que ocorre de forma diferente dependendo da profundidade das entradas de água. 

Como Citar
Bortolin, T. A., Reginato, P. A. R., Leão, M. I., & Schneider, V. E. (2016). Relação entre padrões hidroquímicos e as profundidades de fraturas com entra-das de água em rochas vulcânicas ácidas da formação serra geral. Águas Subterrâneas, 30(1), 99–118. https://doi.org/10.14295/ras.v30i1.28585