MERCADO BRASILEIRO DA PERFURAÇÃO DE POÇOS

Publicado
2005-09-11

    Autores

  • Arnaldo Correia Ribeiro

Resumo

A utilização da água subterrânea no Brasil, vem crescendo de maneira significativa, embora, ainda considerada um recurso marginal ao planejamento econômico do País.
Ocorrem atualmente demandas localizadas e sazonais, ora movidas pela tragédia das secas nas regiões semi – áridas e ora por efeitos artificiais dos interesses eleitoreiros.
O mercado brasileiro de perfuração de poços tubulares é o espelho e a conseqüência imediata das condições geradas pela crise econômica do país.
A existência de um mercado futuro sedimentado e sólido, na área de perfuração de poços tubulares, dependerá da nossa capacidade de solucionar os problemas atuais desenvolvendo no Brasil procedimentos para:
Implementação dos estudos básicos fundamentais sobre os recursos hídricos subterrâneos em todos os seus aspectos. Divulgação do produto poço com suas inquestionáveis vantagens com relação a outros mananciais. Estabelecimento de uma legislação voltada também para a qualificação do produto e proteção do mercado. Desenvolvimento de um programa firme e permanente no que diz respeito à formação de recursos humanos para o setor. Fortalecimento das entidades de fiscalização da profissão, das associações técnicas e do futuro sindicato dos perfuradores de poços para administrar o reordenamento do mercado. Implantação de políticas públicas com grandes investimentos no setor de saneamento. Definição de linhas de financiamento específicas para perfuração de poços.

Como Citar
Ribeiro, A. C. (2005). MERCADO BRASILEIRO DA PERFURAÇÃO DE POÇOS. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23228