EMPREGO DE GEO-RADAR NA DETECÇÃO DE INTRUSÃO SALINA E NA IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS EM ÁREAS LITORÂNEAS

Publicado
1998-07-25
Palavras-chave: Geo-Radar, áreas litorâneas, intrusão salina

    Autores

  • Wagner França Aquino CETESB
  • Marco Antônio Barsottelli Botelho UFBA
  • Otávio Coaracy Brasil Gandolfo UNESP

Resumo

O ambiente litorâneo se mostrou muito favorável à utilização do método de Geo-Radar, principalmente nos locais de dunas, uma vez que os ambientes arenosos, possuindo baixa condutividade, favoreceram a penetração dos sinais eletromagnéticos em profundidade.
A identificação do lençol freático nos ambientes estudados foi bastante clara, revelando uma transição entre zona não saturada e zona saturada bem definida, constituindo uma franja capilar pouco espessa, ao contrário de solos argilosos onde esta pode alcançar espessuras consideráveis e a identificação do nível d'água não é tão evidente. Além disso, foi possível identificar a presença da intrusão da água salgada, que devido ao elevado valor de sua condutividade elétrica, causou forte atenuação da onda eletromagnética e por este motivo pode ser mapeada. Através da identificação da cunha salina, calculou-se o valor do gradiente da transição entre água salgada e água doce, cujos resultados estão compatíveis aos estudos recentes derivados dos princípios de Ghyben e Herzberg. Outra feição observada nas seções obtidas pelo Geo-Radar foi a presença de estratificação cruzada das dunas, que em algumas seções é bem evidenciada.

Como Citar
Aquino, W. F., Botelho, M. A. B., & Gandolfo, O. C. B. (1998). EMPREGO DE GEO-RADAR NA DETECÇÃO DE INTRUSÃO SALINA E NA IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS EM ÁREAS LITORÂNEAS. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22257