SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI E SEU USO EM IRRIGAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL E PORÇÃO SUDOESTE DE SANTA CATARINA

Publicado
2007-07-22
Palavras-chave: Sistema Aquífero Guarani, irrigação, qualidade da água

    Autores

  • José Luiz Flores Machado CPRM

Resumo

Este artigo trata da possibilidade de uso na irrigação das águas do Sistema Aqüífero Guarani (SAG) no estado do Rio Grande do Sul e parte do estado de Santa Catarina. São definidas suas características de distribuição espacial e hidroestratigrafia. Também foram caracterizadas as condições de geometria, hidrodinâmica e hidroquímica de seus compartimentos.
O estudo da qualidade agronômica de suas águas foi baseado em índices de primeiro grau dos resultados analíticos e índices de segundo grau, quando em combinação de vários dados. Na classificação das águas para irrigação, foi utilizado o gráfico proposto pelo U.S. Salinity Laboratory, por ser considerado o mais restritivo. Neste artigo são apresentados os resultados obtidos em 8 poços profundos na porção norte do Rio Grande do Sul e sudoeste de Santa Catarina. Observa-se que ocorrem águas de má qualidade em grande parte da região, com valores de SAR e salinidade que são restritivos para seu uso em irrigação.

Como Citar
Machado, J. L. F. (2007). SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI E SEU USO EM IRRIGAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL E PORÇÃO SUDOESTE DE SANTA CATARINA. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22161