ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MODIFICAÇÃO DE PARÂMETROS NA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE TRANSPORTE DE CONTAMINANTES EM MEIO POROSO SATURADO, UTILIZANDO O PMWIN.

Publicado
2006-07-22
Palavras-chave: Modelagem computacional, água subterrânea, transporte de contaminantes

    Autores

  • Germana Cavalcante Menesca Universidade Federal do Ceará
  • Erika da Justa Teixeira Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Marco Aurélio Holanda de Castro Universidade Federal do Ceará
  • Ernesto da Silva Pitombeira Universidade Federal do Ceará

Resumo

O processo de modelagem computacional de transporte de contaminantes em aqüíferos envolve a utilização de parâmetros que podem afetar de forma significativa os resultados obtidos.
Torna-se então necessária a análise de cada parâmetro envolvido na simulação. Neste trabalho foram simulados quatro cenários de transporte de contaminantes em meio poroso saturado, variando as dispersividades e a natureza do contaminante (substância conservativa ou não-conservativa). Os cenários foram modelados utilizando o método das diferenças finitas, através do software PMWIN - Processing Modflow for Windows. Os resultados obtidos apresentam a variação da concentração dentro do domínio adotado e o comportamento da pluma de contaminação é discutido.

Como Citar
Menesca, G. C., Teixeira Rocha, E. da J., Holanda de Castro, M. A., & Pitombeira, E. da S. (2006). ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MODIFICAÇÃO DE PARÂMETROS NA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE TRANSPORTE DE CONTAMINANTES EM MEIO POROSO SATURADO, UTILIZANDO O PMWIN. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22143