Prognósticos de alterações nas vazões de base como meio de suporte ao gerenciamento de recursos hídricos

Publicado
2020-04-24
Palavras-chave: Water resources. Hydrology. Hydrological modeling. Water availability. Recursos Hídricos. Hidrologia. Modelagem hidrológica. Disponibilidade Hídrica.

    Autores

  • Guilherme da Silva Ricardo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Sílvio Luís Rafaeli Neto Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Cláudia Guimarães Camargo Campos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Bruno Álvaro Schina Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

O efeito das mudanças climáticas pode ser observado nas fases do ciclo hidrológico das bacias hidrográficas. A fase escoamento subterrâneo é uma das mais importantes, pois é a responsável pelo escoamento de base nos cursos d’água em períodos de estiagem. Neste cenário, a captação de água a partir dos reservatórios subterrâneos deverá ser uma alternativa às demandas hídricas. Considerando a relevância da contribuição subterrânea no escoamento total em bacias hidrográficas, este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos das mudanças climáticas no escoamento de base de uma bacia hidrográfica da região do centro oeste de Santa Catarina, por meio de evidências constatadas na variação futura (2020 a 2099) das vazões mínimas de referência Q98, Q95 e Q90 e da vazão básica média, em relação ao período base (1977 a 1990). Para isso, as projeções climáticas geradas pelo modelo climático regionalizado ETA-HadGEM2-ES para os cenários de mudanças climáticas RCP 4.5 (cenário intermediário) e RCP 8.5 (cenário pessimista), foram aplicadas ao modelo hidrológico HEC-HMS calibrado e validado. As projeções de vazões futuras foram avaliadas para períodos que correspondem aos futuros centrados em 2030, 2050, 2070 e 2090. No cenário mais crítico as projeções hidrológicas para o cenário RCP 8.5 resultaram em reduções percentuais significativas nas vazões de referência Q98 e Q95 para os períodos centrados em 2030 e 2050 quando comparadas ao período base. Apesar das reduções nas vazões mínimas de referência, a vazão básica média apresentou aumento percentual de 10,3% e 12,2% respectivamente. Os resultados apresentados neste estudo são relevantes para o planejamento e implementação antecipada de ações, com objetivo de reduzir os impactos futuros das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos no nível de bacia hidrográfica.

Como Citar
Ricardo, G. da S., Rafaeli Neto, S. L., Campos, C. G. C., & Schina, B. Álvaro. (2020). Prognósticos de alterações nas vazões de base como meio de suporte ao gerenciamento de recursos hídricos. Águas Subterrâneas, 34(1), 112–124. https://doi.org/10.14295/ras.v34i1.29593