A UTILIZAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS PARA ENSINO DO MOVIMENTO DA AGUA NO SOLO

MAISA COMAR PINHOTTI AGUIAR

Resumo


A água é componente fundamental para os seres humanos e o conhecimento de sua ocorrência e movimento é indispensável para a gestão dos recursos hídricos, principalmente quando se trata das águas subterrâneas.

Os conceitos aplicados a água subterrânea são estudados nos cursos de Geologia no Brasil mas são igualmente utilizados por outros profissionais como engenheiros ambientais, civis e engenheiros de minas. No entanto, a formação em Hidrogeologia nessas áreas, quando existente, restringe-se a um semestre do curso.

Assim, no ensino/aprendizagem de conceitos e processos no âmbito das geociências, é possível incluir, nos trabalhos práticos, a utilização de modelos análogos, o que tem se revelado uma excelente estratégia didática para o desenvolvimento de competências, atitudes e valores em sala de aula para alunos dos cursos de Engenharia.

Apesar dos modelos físicos constituírem ferramenta bastante útil para aprendizado em Geociências e de Hidrogeologia, são escassos os relatos de utilização dos mesmos no Brasil.

Este trabalho aborda o uso de modelo físico para entendimento da movimentação de água em diferentes tipos de solo com aplicação na estabilidade de taludes, em virtude da dificuldade observada pelos alunos de entenderem os processos que regem a movimentação da água no solo.

O trabalho proposto foi inicialmente aplicado no curso de Engenharia Civil da UNIFEV e no momento está sendo ampliado para aplicação na Faculdade de Engenharia (Faenge) da Universidade do Estado de Minas Gerais, a fim de analisar o comportamento hidrodinâmico dos aquíferos a partir da lei que rege o fluxo de águas subterrâneas. 

Os resultados inicialmente obtidos corrroboram a importancia do ensino de conceitos relacionados à Hidrogeologia atraves de modelos sejam fisicos ou virtuais, que permitem ao aluno apreende-los atraves da visualização e de forma pratica por meio da utilização de modelos, que podem inclusive ser por eles elaborados.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.29398

_____________________________________________________________________

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes. Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um. 

A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.

A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação. 


DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

  

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.
 

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
eISSN 2179-9784 (eletrônico)
ISSN 0101-7004 (impresso)

Filiada:
 

Licença Creative Commons
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.