Estabelecimento de valores de background geoquímico de parâmetros relacionados a contaminação por carvão

Palavras-chave: Contamination. Water resources. Mine acid drainage. Water quality. Hydrogeochemistry. Contaminação. Recursos hídricos. Drenagem ácida de Mina. Qualidade de água. Hidrogeoquímica.

    Autores

  • Gustavo Simão Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
  • Jader Lima Pereira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Nadja Zim Alexandre Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)
  • Sergio Luciano Galatto Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Antonio Pedro Viero Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

A cidade de Criciúma foi impactada por décadas de exploração de carvão e deposição de rejeitos de forma inadequada. Estas atividades interferem diretamente sobre os sistemas naturais, ocasionando a contaminação dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais por meio de drenagem ácida de mina (DAM). A definição de valores de background geoquímico é uma estratégia para quantificar e qualificar o impacto das atividades de mineração sobre os recursos naturais. O presente trabalho objetivou estabelecer valores de background geoquímico na água subterrânea oriunda de nascentes distribuídas no município de Criciúma/SC. Os dados de qualidade de água foram avaliados utilizando-se dos métodos EDA (Exploratory Data Analysis) e de representação de frequências cumulativas. Desta forma, o trabalho permitiu determinar os valores de background para os parâmetros analíticos pH, Ferro, Manganês e Sulfato, quando ficou atestado que valores para pH encontrados dentro do intervalo que vai de 5,5 a 7,9 podem ser considerados naturais para as águas subterrâneas. Ferro e manganês apresentaram concentrações superiores de background de 2,58 e 0,30mg/L respectivamente, já sulfato apresentou concentrações entre 2,0 e 20,0mg/L. O background em muitos casos pode naturalmente suplantar limites legalmente regulamentados, fato este observado neste estudo para o manganês, que apresenta concentração de background três vezes maior que o preconizado pelo Portaria MS n. 5/2017 que trata de potabilidade de água. 

Como Citar
Simão, G., Pereira, J. L., Alexandre, N. Z., Galatto, S. L., & Viero, A. P. (2019). Estabelecimento de valores de background geoquímico de parâmetros relacionados a contaminação por carvão. Águas Subterrâneas, 33(2), 109–118. https://doi.org/10.14295/ras.v33i2.29207