Análise da vulnerabilidade e do risco a contaminação de aquíferos semiconfinados na Ilha de Cotijuba/PA

Raisa Nicole Campos Cardoso, Edkeyse Dias Gonçalves, Jessyca Camilly Silva de Deus, Luiza Carla Girard Mendes Teixeira

Resumo


Sabe-se que os recursos hídricos possuem importância vital para os seres vivos, principalmente a água doce, sobretudo as águas subterrâneas. Entretanto, com o uso e ocupação do solo, buscam-se estudos para desenvolver conhecimento sobre a avaliação da vulnerabilidade à poluição dos aquíferos. Para à avaliação da vulnerabilidade dos aquíferos na Ilha de Cotijuba, foram empregados os índices gerados por Gomes et al. (2012 através da aplicação do método GOD); para a mesma região de estudo. A análise do potencial de contaminação do solo foi determinada por meio da aplicação do método POSH. Para aplicação do método, foi realizado um levantamento in loco para identificação das fontes potenciais de contaminação localizadas próximas aos poços, assim como análises de qualidade da água para avaliar o grau de potabilidade da água subterrânea. Através dos resultados obtidos, foi identificado que 77,7% da área da ilha possuem baixo índice de vulnerabilidade e 22,3% com índice moderado, sendo que todos os poços são abastecidos por água de aquíferos semiconfinados, localizados em áreas de baixo índice de vulnerabilidade. Constatou-se, em relação à aplicação do método POSH, que a região de estudo apresentou 43,3% de área caracterizada com elevado potencial de contaminação, principalmente, ao tipo de esgotamento sanitário e atividades relacionadas à agricultura. No entanto, em áreas compostas por vegetação nativa, 56,7% da área apresentam baixo potencial de contaminação. Por fim, as análises de qualidade da água não apresentaram alterações significativas, no entanto, dois dos quatro poços indicaram presença de Coliformes Totais.


Palavras-chave


GOD. POSH. Qualidade da água. Gerenciamento de águas subterrâneas. Risco a contaminação. Aquíferos da Amazônia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v32i2.29153

_____________________________________________________________________

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes. Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um. 

A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.

A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação. 


DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais. Além disso, por serem anais de eventos, não é necessária e não será apresentada a numeração de páginas. Devem ser citados como anais de eventos ou como estudo de caso ou nota técnica somente, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

  

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.
 

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
eISSN 2179-9784 (eletrônico)
ISSN 0101-7004 (impresso)

Filiada:
 

Licença Creative Commons
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.