Aplicação do método phytoscreening para determinação de hidrocarbonetos clorados em área tropical - Brasil – SP

Daniela Ferraz, Luciana Polese, Marco Aurelio Zequim Pede, Hung Kiang Chang

Resumo


Neste trabalho foram averiguadas a aplicabilidade e a eficácia do método phytoscreening na investigação e determinação de plumas de contaminação em uma área impactada por hidrocarbonetos clorados em ambiente tropical. Foram analisadas amostras de 106 árvores presentes em uma área contaminada localizada no município de Porto Feliz, SP, Brasil. Em laboratório, os troncos de árvore (tree cores) foram analisados utilizando-se um cromatógrafo gasoso acoplado a um espectrômetro de massas e amostrador headspace (HS-GC-MS). A partir desses dados foram confeccionados mapas da pluma de contaminação e da distribuição espacial dos diferentes contaminantes orgânicos encontrados – clorofórmio, trans-1,2-dicloroeteno; cis-1,2-dicloroeteno; tetracloreto de carbono; 1,2-dicloroetano; tricloroeteno; tetracloroeteno; 1,1,2-tricloroetano e 1,1,2,2-tetracloroetano. A aplicação de phytoscreening demonstrou ser um método rápido e de baixo custo para a detecção de áreas contaminadas por organoclorados em ambiente tropical; os resultados evidenciam sua aplicabilidade e eficácia na investigação preliminar de áreas impactadas por esse tipo de contaminante.


Palavras-chave


Phytoscreening. VOCs. Compostos clorados. Áreas contaminadas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14295/ras.v31i2.28664

_____________________________________________________________________

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.
 
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
eISSN 2179-9784 (eletrônico)
ISSN 0101-7004 (impresso)

Filiada:

Licença Creative Commons
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.