SISTEMA DE REMEDIAÇÃO IN-SITU DE SOLO E ÁGUA SUBTERRÂNEA ATRAVÉS DE OXIDAÇÃO QUÍMICA COM INJEÇÃO DE OZÔNIO

Publicado
2019-10-02

    Autores

  • Marcelo Almeida Fernandez Soto Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • Rosialine Marques Roedel
  • Leonardo Mascarenhas
  • Jordon Werlang
  • Eduardo dos Santos Fontoura
  • Miguel De O. Neto

Resumo

A Cetrel apresenta aqui os resultados e a eficiência obtida na aplicação de uma tecnologia limpa para remediação de solos e águas subterrâneas. A remediação in situ pela técnica de oxidação química utilizando o ozônio é inovadora, pouco aplicada no Brasil e o estudo de caso aqui apresentado é o primeiro caso aplicado na região Nordeste.
A injeção de ozônio em solo e em água subterrâneas contaminadas conseguiu chegar a uma porcentagem de 96% de remoção de massa para o composto arômático Benzeno com apenas 6 meses de operação. Essa redução também pode ser comprovada para outros compostos como o 4,7-Metano-1H-Indeno, com remoção total de 95%, o Cloreto de Vinila com redução de 92% e também para o O-Xileno, removendo um total de 52% da sua massa inicial. Toda essa diminuição de massa sem geração de resíduos secundários passíveis de tratamento e custo operacional, caso que é visto em sistema de remediação mais tradicionais como o Pump and Treat.

Como Citar
Almeida Fernandez Soto, M., Marques Roedel, R., Mascarenhas, L., Werlang, J., dos Santos Fontoura, E., & Neto, M. D. O. (2019). SISTEMA DE REMEDIAÇÃO IN-SITU DE SOLO E ÁGUA SUBTERRÂNEA ATRAVÉS DE OXIDAÇÃO QUÍMICA COM INJEÇÃO DE OZÔNIO. Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.29639