Análise exploratória de dados da qualidade da água de poços amazonas na cidade de Macapá, Amapá, Brasil

Publicado
2018-02-23
Palavras-chave: Water quality. Subterranean water. Exploratory analysis Qualidade da água. Água subterrânea. Análise exploratória.

    Autores

  • Luciane Picanço da Silva Universidade do Estado do Amapá http://orcid.org/0000-0001-6817-9420
  • Jardel Pinto Barbosa Professor adjunto III do colegiado de engenharia química da universidade do estado do Amapá, Macapá, Brasil.
  • Gabriel Araujo da Silva Professor adjunto I do colegiado de licenciatura em química da universidade do estado do Amapá, Macapá, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9073-1995

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar parâmetros físico-químicos e microbiológicos das águas de poços amazonas localizadas no bairro Novo Horizonte da cidade de Macapá/AP, que são utilizados para consumo da população local, almejando o despertar do conhecimento sobre a qualidade da água e cuidados inerentes ao poço, através da aplicação de cartilha educacional. Os períodos para coleta foram definidos em estiagem (novembro 2016) e chuvas (março 2017), com as amostras de água coletadas em frascos estéreis de polietileno com lacre de 1 litro em 20 poços amazonas. Os procedimentos analíticos foram realizados in loco e no Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Os parâmetros analisados foram: pH, turbidez, alcalinidade, acidez, dureza total, cloretos, sólidos totais, coliformes totais e termotolerantes. Todas as análises foram realizadas em duplicata. De acordo com os resultados, tendo por base a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914, de 12 de dezembro de 2011 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, concluiu-se que o bairro Novo Horizonte apresentou um índice negativo na qualidade da água subterrânea utilizada pela população local com a presença de coliformes e, após análise exploratória dos dados por HCA, PCA e boxsplot, observou-se as variações conexas de pH, alcalinidade, dureza e cloretos, sobretudo, no período chuvoso.

Como Citar
da Silva, L. P., Barbosa, J. P., & da Silva, G. A. (2018). Análise exploratória de dados da qualidade da água de poços amazonas na cidade de Macapá, Amapá, Brasil. Águas Subterrâneas, 32(1), 43–51. https://doi.org/10.14295/ras.v32i1.28941