Avaliação da distribuição de Gumbel na determinação de vazões mínimas da sub-bacia do Rio Negro

Publicado
2017-12-22
Palavras-chave: Historical series. Probabilistic model. Time of return. Série histórica. Mmodelo probabilístico. Tempo de retorno.

    Autores

  • Gislaine Silva Pereira UEM
  • Fernanda Vilasboas Caldeira Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A água é o recurso natural que possibilita a vida na terra, e a falta de informações a respeito da gestão deste recurso dificulta o planejamento e a tomada de decisão adequados. Deste modo, em busca de determinação do risco de ocorrências de vazões mínimas, que podem vir a restringir o abastecimento de água, através de estudos de qualidade de água estimam-se a ocorrência de vazões utilizando curvas de probabilidades. Com isso, o objetivo do trabalho foi verificar a adequabilidade do modelo de probabilidade de Gumbel ao ajuste da série histórica de 33 anos de vazões mínimas provenientes da sub-bacia do Rio Negro. O Rio Negro abrange 22 municípios entre Santa Catarina e São Paulo possuindo várias estações fluviométricas em suas proximidades, na qual os dados escolhidos para este estudo foram da estação de fragosos (Águas do Paraná) no município de Piên, PR. A aplicação do modelo de Gumbel demonstrou que até o tempo de retorno de 20 anos há variabilidade nos dados, após isso a distribuição não se adequa a série histórica. Pode se concluir que a utilização do modelo de Gumbel não se adequou a todos os meses da série histórica em questão, comprovado com a realização de testes de aderência estatística.

Como Citar
Pereira, G. S., & Caldeira, F. V. (2017). Avaliação da distribuição de Gumbel na determinação de vazões mínimas da sub-bacia do Rio Negro. Águas Subterrâneas, 32(1), 11–16. https://doi.org/10.14295/ras.v32i1.28926