Avaliação do uso da cromatografia gasosa para detecção de hidrocarbonetos monoaromáticos na água subterrânea na região norte do município de Fortaleza (CE)

Publicado
2016-08-25
Palavras-chave: Subterranean water. Chromatographic Method Validation. Monoaromatic hydrocarbons. Água Subterrânea. Hidrocarbonetos monoaromáticos. Cromatografia gasosa.

    Autores

  • Evla Vívia Costa de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Fortaleza
  • Francisco Maurício de Sá Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Fortaleza
  • Mariano da Franca Alencar Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Fortaleza
  • Rivelino Martins Cavalcante Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

A contaminação das águas subterrâneas por derivados do petróleo, como a gasolina é um dos principais impactos causados pela atividade comercial varejista de revenda de combustíveis automotivos. Uma das formas de se detectar esse tipo de impacto é realizar a caracterização da qualidade das águas subterrâneas próximas a esses locais quanto à presença de hidrocarbonetos monoaromáticos, como benzeno, tolueno, etilbenzeno e os isômeros do xileno (BTEX). Nesse sentido, buscou-se caracterizar a qualidade da água subterrânea quanto à presença de BTEX na região norte do município de Fortaleza - CE, área de estudo desta pesquisa. Para isso, foi implantada a metodologia analítica de detecção dos BTEX por cromatografia gasosa, acoplada aos detectores PID (fotoionização) e FID (ionização em chama), antecedida da técnica de pré-concentração da amostra headspace estático. O método foi validado através da avaliação dos parâmetros seletividade, linearidade, precisão (repetibilidade), exatidão (recuperação), limite de detecção (LD) e limite de quantificação (LQ). A amostragem da água subterrânea foi realizada pelo método de baixa-vazão, conforme a norma ABNT NBR 15847/2010, com o auxílio de um sistema de amostragem automatizado - Low-Flow Sampling, em 11 poços de monitoramento. O método analítico mostrou-se bastante seletivo, repetitivo, linear, apresentou boa recuperação (70 a 110%) e baixos limites de detecção (0,01 a 0,08 µg/L) e limite de quantificação (0,04 a 0,32 µg/L).  Os compostos BTEX foram detectados em todos os poços monitorados, entretanto as concentrações medidas ficaram muito a baixo dos valores máximos estabelecidos pela Resolução CONAMA 396/2008, que é de 5 µg.L-1, 170 µg.L-1, 200 µg.L-1 e 300µg.L-1, para o benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos, respectivamente.

Como Citar
Costa de Freitas, E. V., de Sá Barreto, F. M., da Franca Alencar Neto, M., & Martins Cavalcante, R. (2016). Avaliação do uso da cromatografia gasosa para detecção de hidrocarbonetos monoaromáticos na água subterrânea na região norte do município de Fortaleza (CE). Águas Subterrâneas, 30(2), 289–305. https://doi.org/10.14295/ras.v30i2.28609