ELABORAÇÃO DAS NORMAS DE EXPLORAÇÃO DE UM AQUÍFERO COM PROBLEMAS AMBIENTAIS NA COMARCA DE CAMPO DE CARIÑENA (ARAGÃO, ESPANHA)

Publicado
2011-12-18

    Autores

  • Manuel Arce Montejo Zeta Amaltea
  • Miguel Angel García Lapresta Zeta Amaltea
  • Irina Maidanskaya Zeta Amaltea

Resumo

Os aquíferos da comarca de Cariñena (comunidade autónoma de Aragão, Espanha) deram suporte a um importante desenvolvimento económico da região, se bem que a falta de um controlo suficiente por parte da administração nas décadas precedentes tenha provocado uma série de problemas ambientais e económicos ligados à sobre exploração. Nestas circunstâncias, a administração hidráulica competente (Confederação Hidrográfica do Ebro) elaborou uma normativa de exploração das águas subterrâneas que permita conciliar o desenvolvimento da região com os objetivos ambientais previstos na normativa europeia. O objectivo último é realizar uma gestão inteligente dos aquíferos baseada nos sistemas de informação e orientada em direcção à administração electrónica (ferramentas tecnológicas da informação e comunicação).

Como Citar
Montejo, M. A., Lapresta, M. A. G., & Maidanskaya, I. (2011). ELABORAÇÃO DAS NORMAS DE EXPLORAÇÃO DE UM AQUÍFERO COM PROBLEMAS AMBIENTAIS NA COMARCA DE CAMPO DE CARIÑENA (ARAGÃO, ESPANHA). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28029