Avaliação de parâmetros químicos e microbiológicos das águas subterrâneas do município de Parintins - AM como indicadores de poluição das águas

Publicado
2024-02-14
Palavras-chave: Pollution, Groundwater, Water quality, Pollution indicators, Environmental Health Poluição, Águas subterrâneas, Qualidade de água, Indicadores de poluição, Saúde Ambiental

    Autores

  • Mônica Jacaúna dos Santos Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas - CESP/UEA, Parintins, Amazonas.
  • Israel Henrique Ribeiro Rios Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, Bahia
  • Rafael Jovito Souza Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas - CESP/UEA, Parintins, Amazonas.
  • Ednilson da Silva Albuquerque Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas - CESP/UEA, Parintins, Amazonas.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade da água nos poços de abastecimento público de Parintins, subsidiando a gestão dos recursos hídricos e ambientais. No contexto do abastecimento público de água na cidade de Parintins-Amazonas, este ocorre exclusivamente por captação subterrânea do lençol freático do aquífero Alter do Chão. A localidade utiliza para despejo de seus efluentes domésticos, predominantemente, as fossas sépticas, podendo infiltrar e contaminar as águas subterrâneas, principalmente, o lençol freático, onde o nitrato aparece como um importante indicador de contaminação fecal. A metodologia utilizada incluiu revisão bibliográfica, documental, coleta e análise das amostras de água dos poços, de acordo com procedimentos preconizados no Standard Methods for the Examination of Water and Wasterwater (APHA, 2005), e parâmetros estabelecidos no anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 - alterado pela Portaria nº 888 de maio de 2021 (Ministério da Saúde) e Resolução CONAMA nº 396/2008. Os resultados obtidos para alguns poços, mostraram níveis elevados e acima dos padrões estabelecidos para o consumo humano. Com este estudo espera-se subsidiar a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, auxiliando a segurança hídrica e a mitigação de possíveis contaminações do aquífero Alter do Chão. O diagnóstico de locais com contaminação de água é importante para o enquadramento das águas do aquífero e para a tomada de decisão. O estudo contribuiu para o avanço da ciência ambiental e da saúde pública na região de Parintins, diagnosticando o risco de poluição dentro da área e incentivando a ocorrência de outros estudos em outros períodos para averiguação de ações de controle e prevenção da poluição.

Referências

Alaburda, Janete; Nishihara, Linda. Presença de compostos de nitrogênio em águas de poços. Disponível em:<https://www.sci-elo.br/j/rsp/a/p6Y6yDNxP9pr7KcxzHGyy5D/?lang=pt>. Acessado em 28 out. 2021.

APHA. American Public Health Association. AWWA – American Water Works Association of Water Environment Federation. Standard Methods for the Exami-nation of Water and Wastewater. 23th ed. APHA/AWWA/WEF: Washington, 2017.

Baird, Colin. Química Ambiental. 2 edição, 2007.

SANTOS, M. J.; RIOS, I.H.R. et al. Águas Subterrâneas - Seção Estudos de Caso e Notas Técnicas, 2024 10

BRASIL. Lei Federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 396, de 3 de abril de 2008. Dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâ-neas e dá outras providências. Publicada no DOU nº 66, de 7 de abril de 2008, Seção 1, páginas 64-68. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Portaria do Ministério da Saúde nº 5/2017. Dispõe sobre o Controle e da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017.

BRAGA, Erika Sampaio et al. Avaliação da qualidade de águas subterrâneas localizadas no litoral, serra e sertão do Estado do Ceará destinadas ao consumo humano. Águas subterrâneas, v. 32, n. 1, p. 17-24, 2018.

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CETESB). Variáveis de Qualidade da Água e Objetivos do Diagnóstico de Qualidade da Água. Escola Superior da CETESB. São Paulo: CETESB, 62P, 2017.

CORCÓVIA, Josilaine Amancio; CELLIGOI, André. Avaliação preliminar da qualidade da água subterrânea no município de Ibiporã-PR. REA - Revista de estudos ambientais (Online) v. 14, n. 2 esp., p. 39-48, 2012.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologias. 2001.

FILHO, VALMOR JOSÉ FREDDO. Qualidade das Águas Subterrâneas rasas do Aquífero Barreiras: estudo de caso em Benevides - PA. BELÉM, 2018. Disponível em:<https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/19641/1/dissertacao_freddo_filho.pdf>. Acessado em 28 out. 2021.

MARMOS, J. L; CALVO, B. D. R. Avaliação Técnica do Sistema Público de Abastecimento de Água da Cidade de Parintins (AM). Serviço Geológico do Brasil - CPRM/Manaus, AM, 58p. 2019.

PICANÇO, F. E. L.; LOPES, E. C. S; SOUZA, E. L. de. Fatores responsáveis pela ocorrência de ferro em águas subterrâneas da região metropolitana de Belém/PA. XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2002.

SAAE. Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Parintins, 2020.

SANTOS. A. C. Noções de Hidroquímica. In: FEITOSA, F. C., MANOEL FILHO, J. (coord.). Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações. Fortaleza: CPRM/UFPE, 1997.

SANTOS, M. J. Mapa do Risco de Contaminação das Águas Subterrâneas em Parintins – AM Como Subsídios à Gestão dos Recursos Hídricos. Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Dissertação de Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua. Parintins: UEA, 2021. 154p.

TEIXEIRA, J. R. S. Caracterização da qualidade e vulnerabilidade dos corpos de água subterrânea como subsídios para a gestão dos recursos hídricos na cidade de Parintins, Amazonas, Brasil. Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Dissertação de Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua. Parintins: UEA, 2019. 100p.

VASCONCELOS, M. B.; CAJAZEIRAS, C. C. A.; SOUSA, R. R. 2019. Aplicação da Condutividade Elétrica da Água nos Estudos Hidrogeológicos da Região Nordeste do Brasil. Disponível em:<https://rigeo.cprm.gov.br/bitstream/doc/21644/1/aplicacao_da_condutividade_eletrica.pdf>. Acessado em 28 out. 2021.

Como Citar
Santos, M. J. dos, Rios, I. H. R. ., Souza, R. J., & Albuquerque , E. da S. . (2024). Avaliação de parâmetros químicos e microbiológicos das águas subterrâneas do município de Parintins - AM como indicadores de poluição das águas. Águas Subterrâneas, 38(1), e–30257. https://doi.org/10.14295/ras.v38i1.30257