Classificação da água subterrânea para uso na irrigação

Erika de Almeida Sampaio Braga, Marisete Dantas de Aquino, Carlos Márcio Soares Rocha, Luzia Suerlange Araújo dos Santos Mendes, Rebeca Felipe dos Santos Silva

Resumo


Em regiões que sofrem de escassez continua de água, a instalação de poços é uma pratica comum. Embora seja um meio eficaz para a obtenção de água, esse método não garante a qualidade da água. No Estado do Ceará, predomina o embasamento das rochas cristalinas e, como consequência, as águas contêm elevadas concentrações de íons que conferem uma alta salinidade a água. Uma das utilizações dessas águas é para a irrigação e, águas com alta salinidade, causam danos às espécies vegetais. Por essa razão, torna-se necessário uma avaliação da qualidade da água para esse uso. O estudo foi realizado em águas subterrâneas captadas de poços localizadas em cinco localidades de dois diferentes municípios do Estado do Ceará. As amostras de água foram coletadas durante o período de janeiro a março de 2020 e os parâmetros selecionados foram cálcio, magnésio e sódio, para o cálculo da Razão de Adsorção de Sódio (RAS) e, a Condutividade Élétrica (CE), para fazer a classificação das águas, segundo os riscos de sodificação (sódio) e salinização. As análises seguiram as metodologias descritas no Standard Methods for the Examinations of Water and Wastewater (APHA, 2012) e foram realizadas no Laboratório de Química Ambiental da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC). Conforme os resultados obtidos para as classes de risos, pode-se concluir que as águas subterrâneas estavam impróprias para o uso em irrigação, a não ser que precauções especiais sejam tomadas para o uso.


Palavras-chave


Águas subterrâneas, Razão de Adsorção de sódio, Condutividade, Classificação da água, uso em irrigação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v34i3.29967

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


 
_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.