Análise do potencial de lixiviação do inseticida sulfoxaflor em solos

Jonathas Gomes de Carvalho Marques, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Marilia Regina Costa Castro Lyra, Rogéria Mendes do Nascimento, José Antônio Aleixo da Silva

Resumo


A utilização de agrotóxicos na agricultura é justificada pela necessidade de eliminação de diversas pragas, todavia, pode promover contaminação ambiental. Dentre esses produtos, está o princípio ativo sulfoxaflor, desenvolvido pela empresa Dow Agrosciences, atingindo grande sucesso no combate aos parasitas que se alimentam de seiva. Porém, tal composto é capaz de atingir negativamente espécies não-alvo, como formigas, minhocas e abelhas. Poucos estudos avaliaram a relação entre o sulfoxaflor e os recursos hídricos, especificamente os subterrâneos. Assim, a presente pesquisa visou analisar o potencial de tal agrotóxico em lixiviar no perfil do solo, atingindo os aquíferos. Para tanto, valeu-se de quatro modelos analíticos que, com parâmetros físico-químicos, fornecem output válido, que servem de base para estudos futuros mais aprofundados, são eles: GSI, LIX, RLPI e LEACH. Os quatro índices indicaram, cada um em seu espectro de valores, que o sulfoxaflor tem capacidade de lixiviar. GSI se destacou, pois alocou-o em classe de maior probabilidade de percolação. Ressalta-se, porém, que este estudo é preliminar, sugerindo-se análises mais robustas para que as conclusões a respeito dos impactos do uso e lixiviação do inseticida para os recursos hídricos subterrâneos sejam confirmadas.


Palavras-chave


Águas subterrâneas. Contaminação ambiental. Sulfoxaminas. Groundwater Screening Index

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v34i3.29921

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


 
_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.