Águas subterrâneas como alternativa de subsistência em uma comunidade rural no semiárido brasileiro

Jessica Rafaelly Almeida Lopes, Joel Medeiros Bezerra, Natália Maria Diniz Pereira Almeida, Gustavo Leite Gonçalves, Sarah de Souza Cruz Mendonça

Resumo


Nas regiões semiáridas devido as chuvas irregulares, períodos de estiagem, o clima e outras características, as águas subterrâneas se tornam alternativa para abastecimento humano e animal. O presente estudo foi realizado no município de Caraúbas-RN, especificamente na comunidade rural denominada Sítio Retiro, com o objetivo de estudar o aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos para subsistência e a convivência com a seca em uma comunidade rural do semiárido brasileiro. O trabalho é reconhecido como um levantamento exploratório e foi obtido através de inspeções de campo, reconhecimento da área de estudo e acompanhado de registro fotográfico de pontos relevantes com o intuito de compreender a forma como esse recurso natural é utilizado pelos moradores da referida comunidade rural. O levantamento foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2018 e verificou como é realizada a utilização das águas subterrâneas, onde posteriormente avaliou-se o manejo desse recurso frente as legislações ambientais vigentes, tal como a identificação das ações voltadas ao controle e gestão de tal recurso natural. A utilização da água contribui para o desenvolvimento rural das 5 famílias observadas e é realizada unicamente pela captação em reservatórios subterrâneos com auxílio de bombas hidráulicas, com uso prioritário para dessedentação animal e cultivos, favorecendo a agricultura familiar, além de assegurar a permanência do homem no campo, o abastecimento hídrico e autonomia das famílias. Essa técnica contribui com a situação de escassez diante da disponibilidade hídrica local, entretanto é necessária a adoção de controle e gerenciamento dos recursos hídricos, que podem ser feitas a partir da implementação de comitês das bacias hidrográficas.


Palavras-chave


Lençol freático. Estiagem. Poços artesianos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v34i2.29889

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


 
_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.