Development of a plugin for spatial downscaling satellite precipitation data for groundwater models and its application on semi-arid zones

Jhonata Vicente de Oliveira, Fernando Coelho, Nilson Guiguer

Resumo


O uso de dados de precipitação estimados por sensoriamento remoto são uma poderosa ferramenta na gestão de recursos hídricos. O satélite TRMM (Tropical Rainfall Measumement Mission) por exemplo permite estimar a precipitação diária desde 1997 em escala global. Contudo, a baixa resolução espacial destes produtos (~27km) os tornam pouco utilizados em estudos de detalhe como em minas e áreas industriais. Diversos estudos apresentam soluções para realizar o downscaling (redução de escala) destes produtos para torná-los compatíveis com tais estudos. Contudo são tipicamente soluções customizadas, que não são disponibilizadas como uma ferramenta de fácil manuseio para outros usuários. O NETCDF Toolbox é um novo plug-in com uma interface amigável para fazer os processos de redução de escala (downscaling) de dados de precipitação dentro da suíte ArcGIS. A ferramenta foi desenvolvida em Python e é compatível com modelos de regressão linear e não linear. É também apresentado um procedimento para ser usado em conjunto com o plug-in para extração, análise, e correlação dos dados de precipitação TRMM com estações pluviométricas. O plug-in foi testado em duas regiões semi-áridas, localizadas no México e no Peru. Em ambas as áreas haviam poucos pontos de medição e também falhas nas séries temporais. O NETCDF Toolbox foi capaz de executar o procedimento de redução de escala de precipitação de forma satisfatória. As variáveis utilizadas com dados de alta resolução para o modelo de regressão foram o Modelo Digital de Elevação e o Índice de Vegetação Normalizada (NDVI). A validação cruzada com os dados reais apresentou valores de r² superiores a 0.86, mostrando boa relação entre as variáveis. Ambos os tipos de modelo de correlação foram executados, alcançando resoluções de 30m em uma das áreas e de 1km para a outra.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.29839

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


 
_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.