AVALIAÇÃO DE VALORES DE BACKGROUND GEOQUÍMICO DE PARÂMETROS RELACIONADOS À CONTAMINAÇÃO POR CARVÃO NA CIDADE DE CRICIÚMA, SANTA CATARINA.

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • Gustavo Simão Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • Antônio Pedro Viero

Resumo

A cidade de Criciúma foi impactada por décadas de exploração de carvão e deposição de rejeitos de forma inadequada. Estas atividades interferem diretamente sobre os sistemas naturais, ocasionando a contaminação dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais por meio da drenagem ácida de mina. A definição de valores de background geoquímico é uma estratégia para quantificar e qualificar o impacto das atividades de mineração sobre os recursos naturais. O presente trabalho objetivou avaliar os valores de background geoquímico na água subterrânea oriunda de nascentes distribuídas no município de Criciúma/SC. Os dados de qualidade de água foram avaliados utilizando-se dos métodos EDA (Exploratory Data Analysis). Obtiveram-se valores de background para os parâmetros pH, Ferro, Manganês e Sulfato. Ficou atestado que valores para pH encontrados dentro do intervalo de 5,5 a 7,9 podem ser considerados naturais para as águas subterrâneas. Ferro e manganês apresentaram concentrações de background de 2,58 e 0,30mg/L respectivamente, já sulfato apresentou concentrações entre 2,0 e 20,0mg/L. Neste estudo, o manganês apresentou concentração de background superiores ao preconizado pelo Portaria MS n. 5/2017 que trata de potabilidade de água.

Como Citar
Simão, G., & Viero, A. P. (2021). AVALIAÇÃO DE VALORES DE BACKGROUND GEOQUÍMICO DE PARÂMETROS RELACIONADOS À CONTAMINAÇÃO POR CARVÃO NA CIDADE DE CRICIÚMA, SANTA CATARINA. Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.29826