ANÁLISE GEOESPACIAL ENTRE LINEAMENTOS E A PRODUTIVIDADE HÍDRICA SUBTERRÂNEA COM BASE EM GEOTECNOLOGIAS NA PORÇÃO SUL DA REGIÃO HIDROGRÁFICA II (BACIA GUANDU - RJ)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • Jéssica de Souza Gabi Barcellos Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • Helena Saraiva Koenow Pinheiro

Resumo

Devido à imprevisibilidade do meio em aquíferos fraturados, a investigação pode ser feita através da análise de feições que representem estruturas geológicas de subsuperfície, como a utilização de técnicas da geomorfometria e da aeromagnetometria. O objetivo desse trabalho buscou avaliar os intervalos de distância dos lineamentos gerados a partir do mapa de modelo digital de elevação e do mapa da amplitude do sinal analítico associados à produtividade de poços tubulares presentes na porção sul da Região Hidrográfica II, na Bacia Hidrográfica Guandu, localizada no Rio de Janeiro. As distâncias mais produtivas foram de 150 metros a partir dos lineamentos e 450 metros a partir de suas intersecções. Sendo assim, isso aponta as possíveis áreas mais produtivas e outros possíveis futuros alvos de perfuração.

Como Citar
Gabi Barcellos, J. de S., & Saraiva Koenow Pinheiro, H. (2021). ANÁLISE GEOESPACIAL ENTRE LINEAMENTOS E A PRODUTIVIDADE HÍDRICA SUBTERRÂNEA COM BASE EM GEOTECNOLOGIAS NA PORÇÃO SUL DA REGIÃO HIDROGRÁFICA II (BACIA GUANDU - RJ). Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.29819