Dificuldades em se monitorar os parâmetros microbiológicos de uma marca de água mineral no Estado de São Paulo

Publicado
2020-04-09
Palavras-chave: parameters. microbiological. bottled water. groundwater. parâmetros. microbiológicos. água envasada. água subterrânea.

    Autores

  • Thays de Souza João Luiz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vládia Cristina Gonçalves de Souza
  • Jair Carlos Koppe

Resumo

O monitoramento dos parâmetros microbiológicos de uma empresa de água minera de porte pequeno é uma tarefa simples porque se tem um número pequeno de poços a serem monitorados na sua área de lavra. Quando se tenta monitorar os parâmetros microbiológicos de marcas globais, muitos obstáculos são enfrentados devido à grande quantidade de poços que cada companhia de água mineral costuma ter. Muitos poços de uma mesma marca de água mineral podem estar localizados em diferentes estados brasileiros. Escolheram-se quatro marcas de águas minerais  diferentes de provenientes de empresas de mineração de água mineral para serem monitoradas. A primeira empresa teve 8 poços monitorados e para as outras três empresas monitoraram-se três poços, um para cada empresa. Os seguintes parâmetros microbiológicos foram monitorados durante dias e meses: Escherichia Coli, Coliformes Totais e Bactérias Heterotróficas. As estações climáticas e os vários tipos de embalagens foram considerados neste monitoramento. Todas as marcas analisadas foram adquiridas em estabelecimentos comerciais no estado de São Paulo, no Brasil.

Como Citar
Luiz, T. de S. J., Souza, V. C. G. de, & Koppe, J. C. (2020). Dificuldades em se monitorar os parâmetros microbiológicos de uma marca de água mineral no Estado de São Paulo. Águas Subterrâneas, 34(1). https://doi.org/10.14295/ras.v34i1.29815