Avaliação da qualidade de água para consumo humano em fonte subterrânea na região do recôncavo da Bahia
Resumo
A água é um dos recursos naturais fundamentais à vida na Terra. É considerada como um bem precioso, indispensável a todas as atividades humanas, além de consistir num componente representativo de valores sociais e culturais. A sua contaminação traduz um grande risco à saúde da população. Este trabalho apresenta a avaliação da qualidade da água para consumo, proveniente da fonte localizada no município de Catu, região do recôncavo da Bahia. As amostras foram coletadas no período de junho a agosto de 2019 em um único ponto, muito utilizada pela população local. Foram analisados parâmetros físico-químicos e microbiológicos tais como: pH, sólidos totais dissolvidos, condutividade, turbidez, cor, ferro, dureza, cloreto, flúor, coliformes totais e termotolerantes. Os valores médios para os parâmetros físico-químicos analisados foram: pH (6,8), sólidos totais dissolvidos (98,88 mg/L), condutividade (154,50 µs/cm), turbidez (0,67 NTU), cor (0,0 mg.Pt/L), ferro (0,04 mg/L), dureza (40 mg/L), cloreto (50,65 mg/L) e flúor (0,07 mg/L). Para os parâmetros microbiológicos foram identificados resultados positivos para coliformes totais e negativos para termotolerantes. Os resultados encontrados foram comparados com os valores de referência estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde, Resolução CONAMA nº 396/08 e Resolução CONAMA nº 357/05. Os valores encontrados indicaram que todos os parâmetros físico-químicos ficaram em conformidade com as legislações vigentes, no entanto, para a análise microbiológica, os coliformes totais apresentaram valores superiores aos aceitáveis, indicando possíveis contaminação por falta de manutenção.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14295/ras.v33i4.29751
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.
DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções.
Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento.
*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.
Métricas
A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais:
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.