EVOLUÇÃO DOS NÍVEIS D'ÁGUA SUBTERRÂNEA NOS PRINCIPAIS AQUÍFEROS BRASILEIROS UTILIZANDO AS INFORMAÇÕES DA REDE INTEGRADA DE MONITORAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (RIMAS - CPRM)

Publicado
2019-10-02

    Autores

  • Viviane Cristina Vieira da Cunha Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • Maria Antonieta Alcântara Mourão
  • Vinicius Feijó Cordeiro
  • RAPHAEL ELIAS PEREIRA DA CRUZ

Resumo

A Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) apresenta cerca de cinco anos de série histórica de monitoramento. A fim de analisar a evolução dos níveis d’água subterrânea (NA) monitorados, foram elaborados mapas de variação que apontam as diferenças de NA entre anos hidrológicos. Levou-se em consideração os trimestres secos e chuvosos associado a cada poço de monitoramento com o intuito de acompanhar as situações em que os níveis estão mais profundos e mais rasos. De acordo com as informações analisadas verificou-se declínio do NA em vários aquíferos e recuperação em porções isoladas dos mesmos.

Como Citar
Vieira da Cunha, V. C., Alcântara Mourão, M. A., Feijó Cordeiro, V., & PEREIRA DA CRUZ, R. E. (2019). EVOLUÇÃO DOS NÍVEIS D’ÁGUA SUBTERRÂNEA NOS PRINCIPAIS AQUÍFEROS BRASILEIROS UTILIZANDO AS INFORMAÇÕES DA REDE INTEGRADA DE MONITORAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (RIMAS - CPRM). Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.29667