Hidrodinâmica do Sistema Aquífero Cárstico Bambuí, com uso de traçadores corantes, na região de Lagoa Santa, Minas Gerais
Resumo
A área estudada localiza-se a 30 km a norte de Belo Horizonte e engloba a Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa. A Formação Sete Lagoas é a principal unidade aflorante, configurando uma geomorfologia cárstica diversa, caracterizada por canyons, vales cegos, dolinas e cavernas. Em subsuperfície, uma rede de condutos forma aquíferos cársticos que abrigam importantes reservas hídricas, que vêm sofrendo riscos qualitativos e quantitativos face a acentuada pressão da expansão demográfica e industrial. Empregando-se a técnica de injeção de traçadores corantes, procurou-se estabelecer as interconexões hidráulicas, condições hidrodinâmicas das rotas de fluxo, configurações da recarga, circulação e descarga desses aquíferos. Foram executados dez ensaios quali-quantitativos utilizando Fluoresceína e Rodamina WT. Resultados positivos para interconexões hídricas foram observados em sete ensaios, desvendando-se a proveniência de 68,3%, 13,0%, 70,2%, 41,3% das descargas em quatro surgências. As velocidades médias aparentes variaram de 9,5x10-3 m/s a 4,49x10-2 m/s e de 1,43x10-2 m/s a 6,27x10-2 m/s considerando-se o fator de sinuosidade da rota, o que evidencia a alta velocidade dos fluxos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14295/ras.v33i4.29532
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.
DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções.
Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento.
*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.
Métricas
A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais:
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.