Estimativa e Comparação do Potencial Hídrico Subterrâneo na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas (RS)

Publicado
2019-04-03
Palavras-chave: Installed Water Availability. Potential's Impairment. Groundwater Management. Disponibilidade Hídrica Instalada. Comprometimento do Potencial. Gestão das Águas Subterrâneas.

    Autores

  • Tuane de Oliveira Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pedro Antonio Roehe Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Talita Cabelera da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O plano de bacia é um dos instrumentos da política nacional de recursos hídricos, e o mesmo tem como base territorial a bacia hidrográfica. O plano da bacia Taquari-Antas estimou, para a mesma, uma recarga de 8% da precipitação média anual, sendo o potencial hídrico subterrâneo (Po) igual a 25% deste valor. Para avaliar a influência do que foi definido no plano para toda a bacia hidrográfica, em áreas menores que compõem a referida bacia (unidade de gestão, sub-bacias e municípios), foi desenvolvido um estudo cujos resultados são apresentados neste artigo. Para isso, foram selecionadas áreas da bacia, calculadas as recargas por meio do método do balanço hídrico e definidos os potenciais hídricos subterrâneos para o cenário de 25% da recarga, assim como as disponibilidades hídricas instaladas para os seguintes cenários de tempo de bombeamento: projetado, de 18h e de 24h. Os resultados encontrados indicaram que os valores de potencial hídrico subterrâneo, oriundos da recarga estimada no plano, foram em média, 45% inferiores aos obtidos nos estudos locais, resultando em níveis de comprometimento crítico, na maioria das áreas estudadas, para os cenários de disponibilidades hídricas instaladas de 18 e 24 horas. As diferenças observadas entre os potencias podem e irão influenciar no desenvolvimento social e econômico da região.

Como Citar
Dutra, T. de O., Reginato, P. A. R., & Cabelera da Silva, T. (2019). Estimativa e Comparação do Potencial Hídrico Subterrâneo na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas (RS). Águas Subterrâneas, 33(2), 146–158. https://doi.org/10.14295/ras.v33i2.29476